Adicione aqui o texto do seu título

Como criar um negócio de sucesso – 6 dicas para a gestão da sua empresa

Selecionamos 6 dicas para ajudar a criar o seu negócio de sucesso

Se possui uma empresa, é natural querer que a mesma se destaque pela positiva no mercado. É o sonho e objetivo de todo o empresário construir um negócio de sucesso, mas para que isso aconteça é necessário investir muito tempo e esforço na gestão deste mesmo negócio.

Gerir uma empresa não é tarefa fácil, e só consegue chegar longe quem realmente se empenha e sabe tomar as decisões certas. Para criar um negócio de sucesso é crucial estar preparado para enfrentar todos os problemas que surgirão pelo caminho, e acredite que não serão poucos.

Neste artigo selecionámos seis dicas essenciais para quem procura realizar uma gestão impecável da sua empresa e levar o seu negócio ao próximo nível.

1 - Crie um plano de negócios

Tentar começar uma empresa sem planear tudo antecipadamente e de forma cuidada pode ser um erro fatal. É muito comum os negócios terminarem na falência precisamente devido a falta de cuidado na fase do seu planeamento.

 

Ao criar um plano de negócios para a sua empresa é importante definir as metas e objetivos a cumprir, e definir prazos para cada etapa do processo. Faça um planeamento financeiro que tenha em conta os valores investidos e as previsões de lucro obtido. 

 

Através de um plano estratégico cuidado será mais fácil para si ter uma visão abrangente da organização e direção do seu negócio. Esta é uma fase crucial que não deve ser ignorada.

2 - Escolha os parceiros certos

Não espere alcançar o sucesso sozinho. O contributo de um sócio dedicado pode ser tudo de que necessita para impulsionar o seu negócio e chegar aonde a maioria não chega.

 

Quando for escolher um potencial colaborador, deixe as amizades de parte e procure uma pessoa que realmente consiga levar a empresa mais além. O sócio ideal é alguém que, além de partilhar os seus objetivos, complementa as suas ideias apresentando soluções diferentes e inovadoras com base nos seus próprios domínios.

 

Chegará sempre mais longe com a companhia certa. Construa uma equipa forte e motivada e verá como obtém melhores resultados.

Analisar concorrência - 6 dicas de como criar um negócio de sucesso

3 - Analise a concorrência

A melhor maneira de perceber se o seu negócio é viável é conhecendo aquilo que já existe e o que está em falta. Para isto é importante que realize pesquisas e compreenda o que a concorrência está a fazer.

 

De pouco lhe serve criar um negócio que em nada se diferencie de outros já existentes. Antes de avançar com uma ideia, procure saber se a mesma já está a ser executada por outra empresa. E, se esse for o caso, tente perceber o quão rentável é o produto ou serviço disponibilizado, quais os pontos fortes dos outros negócios e quais aqueles que podiam ser melhorados.

 

Envolva-se com esses negócios desempenhando o papel de cliente, dialogue com outros clientes e com os vendedores. Seja um observador e compreenda o ponto de vista de todas as partes. Ao realizar essa investigação profunda ganhará uma nova perspetiva do que funciona e não funciona, conseguindo mais facilmente chegar a uma solução que responda às necessidades do mercado.

4 - Aposte numa estratégia de marketing

Se acha que investir em estratégias de marketing é algo que se destina apenas a grandes empresas de sucesso, desengane-se. A visibilidade nos media é essencial para quem procura ter um negócio bem sucedido. Afinal, quem não está online não existe.

 

Para alcançar uma maior audiência, o seu negócio deve ter um website com um blog ativo e estar presente nas redes sociais. Investigue o seu público alvo e procure saber que espaços online os seus potenciais clientes frequentam. Mantenha as suas páginas atualizadas e em contacto com o público. Se este não é o seu domínio, ou apenas não tem tempo, é uma boa ideia contratar uma agência de marketing digital e deixar o trabalho nas mãos de profissionais especializados.

 

Independentemente das decisões que opte por tomar, certifique-se de que está presente no mundo virtual. Será muito mais fácil para os seus futuros clientes encontrar a sua empresa desta forma, e fará toda a diferença no sucesso do seu negócio.

 

Cuide do seu cliente - 6 dicas de como criar um negócio de sucesso

5 - Valorize o cliente

Como é óbvio, o sucesso do seu negócio dependerá derradeiramente dos seus clientes. É por esta razão que a satisfação dos mesmos deve ser a prioridade máxima. 

 

Certifique-se sempre de que o cliente se sente confortável e motivado durante todo o processo de compra. Contrate pessoas profissionais e educadas para atender os clientes, que estejam preparadas para esclarecer qualquer dúvida e não percam a paciência. 

 

Falando em dúvidas: preste sempre a máxima atenção ao que o cliente lhe está a dizer. Pense na sua resposta somente após ter escutado e compreendido qual é o problema, seja honesto e não faça promessas que não pode cumprir. A prioridade é assegurar-se de que o cliente tem confiança na sua equipa, sentindo assim que vale a pena voltar a requisitar os seus serviços.

 

Clientes satisfeitos irão não só regressar como recomendar o seu negócio a outras pessoas, gerando assim mais clientes e, com isso, mais vendas. Mais vendas irão gerar mais lucro, e prontamente a sua empresa estará a caminhar para o sucesso.

6 - Utilize um software de gestão

Para se assegurar de que a gestão da sua empresa é feita de forma eficaz e sem que nada lhe passe ao lado, o melhor que pode fazer é servir-se dos recursos tecnológicos à sua disposição. É para isso mesmo que existem os softwares de gestão.

 

Softwares como o PHC CS permitem-lhe realizar a gestão da sua empresa de forma automatizada, ganhando assim mais tempo para cuidar das tarefas que requerem a sua máxima atenção. Graças a esta ferramenta será mais fácil gerir várias informações em simultâneo, aumentando ainda a perceção de erros e oportunidades para que possa tomar decisões com maior segurança.

 

O uso de software de gestão resultará numa empresa mais produtiva e eficiente, que, focada no que mais importa, rapidamente subirá de nível até se converter num exemplo de negócio bem sucedido.

 

Esperamos que estas dicas tenham sido úteis e esclarecido as suas dúvidas sobre como criar um negócio de sucesso. Voltamos a ressaltar a importância do trabalho e dedicação na construção da sua empresa. Lembre-se de que só alcançam grandes resultados aqueles que dão tudo de si no processo. 

Continue a trabalhar para alcançar grandes resultados!

Quer implementar este software de gestão na sua empresa?