Adicione aqui o texto do seu título

Como Escolher o Software de Gestão Certo para a sua Empresa

Gerir uma empresa é um trabalho a tempo inteiro. Mas com o software de gestão certo, todo o processo se torna mais simples! Antes de escolher o seu, leia as principais dicas que temos para si.

A gestão de uma empresa é um processo que envolve diferentes desafios. No entanto, existem ferramentas que ajudam a ultrapassar os obstáculos e caminham de mãos dadas consigo rumo ao sucesso.

O software de gestão é uma dessas ferramentas. Estes sistemas tornam a administração de empresas mais simples e ajudam-no a tomar decisões mais certeiras.

Porém, a escolha do software de gestão para a sua empresa não é uma decisão que deva ser tomada de forma leviana. Antes de escolher, é importante que tenha em conta os seguintes pontos.

Balanço das reais necessidades da sua empresa - IT Logic

1. Faça um balanço das necessidades reais da sua empresa

Todos os negócios são diferentes e, por isso mesmo, é importante que o software de gestão se adeque às necessidades do seu. 

Antes de tomar uma decisão, é essencial que dedique algum tempo a estudar a sua empresa. Perceba como estão estruturados os diferentes processos, departamentos e operações. O objetivo passa por encontrar falhas e obstáculos que estejam a impedir o crescimento do negócio em todo o seu potencial.

Para além disso, quanto mais informação tiver, mais fácil se torna identificar qual é o software mais adequado e com as soluções à medida da sua empresa. 

2. Informações e dados em tempo real

Uma das principais funcionalidades de um software de gestão deve ser sempre ajudar na tomada de decisões. Por isso mesmo, é crucial que o sistema permita uma atualização em tempo real do stock e pedidos.

Este tipo de informações permite que faça uma gestão mais cuidada e certeira do seu negócio. Ter a noção precisa do ponto em que está facilita a tomada de decisões com base em dados reais, ajudando na definição de timings e orçamentos.

3. Tenha em atenção o suporte oferecido

Implementar um software de gestão é um processo que, por vezes, levanta questões e dificuldades técnicas. Para colmatar as dúvidas que possam surgir, é essencial que escolha um sistema que lhe ofereça uma boa equipa de suporte.

É importante ter alguém disponível para o ajudar a tirar proveito e usufruir de todas as funcionalidades desta ferramenta. Ter respostas em tempo real vai ajudá-lo a tornar todo o processo de adaptação mais fácil. E, acredite, vai ficar muito mais descansado sabendo que tem alguém sempre pronto a ajudar! 

4. Escolha um software de gestão intuitivo e fácil de utilizar

Um sistema de gestão deve ser uma ferramenta que facilita o seu trabalho e não o contrário! É por isso que deve escolher um programa que seja de fácil utilização e que tenha um interface intuitivo.

Lembre-se que, para além de si, também os seus colaboradores vão ter de lidar com o software. Isto implica investir tempo em formação. Mas, se a escolha for bem feita, vai conseguir poupar este recurso tão valioso e ainda agilizar diferentes processos e operações!

5. Antes de comprar, faça o teste

Vários softwares de gestão permitem que faça um período trial antes de efetuar a compra. Caso tenha esta opção, não desperdice esta oportunidade!

Testar o sistema permite perceber até que ponto é que este consegue responder às necessidades do sistema. Para além disso, ao fazer o teste, também consegue perceber se se adapta bem ao funcionamento e interface do software, conforme lhe explicamos no ponto acima.

Atenção ao suporte técnico oferecido - IT Logic

6. Preocupe-se com a segurança dos seus dados

Todas as empresas tem nas suas mãos uma enorme quantidade de informações confidenciais que devem ser guardadas com toda a segurança. É por isso que, na hora de escolher um software de gestão, este ponto deve ser uma prioridade.

Antes de decidir, analise a fiabilidade da empresa que fornece o sistema. Apesar de nem sempre ser o fator mais importante, dê prioridade a softwares de empresas reconhecidas. O facto de serem populares também significa que tem um maior cuidado e garantem uma maior segurança para as informações da sua empresa.

7. Mais barato nem sempre significa mais rentável

Não caia no erro de escolher um software de gestão apenas tendo por base o preço do mesmo. Mais barato, regra geral, significa também funcionalidades e recursos mais limitados. E, afinal, esta ferramenta deve ser o seu braço direito na administração do seu negócio.

Mais importante do que o preço, é perceber se o software é rentável para si. Isto implica que seja capaz de dar resposta às suas necessidades e acompanhá-lo em pleno na tomada de decisões. 

É essencial que encare esta compra como um investimento e não como um custo! No final do dia, é a eficiência e apoio que acabam por ter um peso maior. 

8. Dê prioridade aos relatórios e análises em tempo real

Como já referimos e repetimos ao longo deste artigo, um sistema de gestão deve ser o seu braço direito. Posto isto, na hora de escolher um software, tenha em atenção se este lhe permite ter acesso a informações em tempo real.

Não é só no final do ano, do trimestre ou do mês que devem ser feitos balanços. Por vezes, é necessário perceber em que ponto se encontra o negócio para conseguir tomar as decisões certas, na hora certa.

Por isso mesmo, uma das questões a levantar quanto ao sistema é se permite fazer análises e relatórios de forma simples, com as métricas pretendidas, em tempo real e com dados atualizados.

Não escolha apenas um software de faturação - IT Logic

9. Não escolha apenas um software de faturação

Muitas empresas caem no erro de encarar um software de gestão como uma mera ferramenta de faturação. Porém, isto não podia estar mais errado!

Apesar de ser uma parte importante do sistema, existem muitas outras funcionalidades que tem à disposição e que vão tornar este investimento ainda mais rentável para si.

Com o sistema certo, vai conseguir fazer a gestão de stocks, de tempo, de clientes, pedidos e muito mais. As funcionalidades disponíveis vão sempre depender do software escolhido.

Escolher um software de gestão não é uma tarefa fácil. Existem muitos pontos e questões que devem ser levantados antes de tomar uma decisão final.

No entanto, depois de escolhido – e principalmente se se fizer a escolha certa – esta ferramenta será uma mais valia que vai auxiliar o dia a dia do seu negócio e tornar toda a gestão mais simples, rápida e direta.

Mas não precisa de tomar esta decisão sozinho! Na IT Logic somos especialistas em sistemas de gestão e podemos ajudá-lo a encontrar a solução à medida da sua empresa.

Tem dúvidas sobre qual é o melhor software para o seu negócio?